Tokyo Station

Padrão

“Eu me pergunto, o que eu poderei fazer com esse meu tempo limitado?” (Tomoe Yoh – Starry☆Sky)

Yoroshiku, minna-san! (Prazer em conhecê-los, pessoal!)

Sou a Suemi e estarei escrevendo aqui no blog sobre animes, mangás e cultura japonesa em geral. Se você, leitor, frequenta a White Nerd, pode ser que nos encontremos um dia desses jogando Magic ou Pokemon!

Pra começar, vamos falar rapidamente o que são animes! Eles fazem parte do dia-a-dia japonês e são adaptações de mangás (quadrinhos japoneses), light novels (romances para o público adolescente e jovem-adulto contendo algumas ilustrações) e jogos. No Japão, anime é tudo aquilo que for um desenho animado (não importa de qual lugar do mundo é), enquanto pra gente (vulgo, o resto) é a animação japonesa. Podem ser séries de TV, filmes e OVAs (Original Video Animation). Os responsáveis pelas vozes dos personagens são os seiyus (dubladores), artistas muito reconhecidos pelos seus trabalhos (boa parte dos seiyus se tornam cantores e apresentadores).

No Brasil, os animes vieram com a extinta TV Manchete. Dragon Ball, Yū YūHakusho, Saint Seiya (conhecido como Cavaleiros do Zodíaco), Sailor Moon e Cardcaptor Sakura (conhecido como Sakura Card Captors) são exemplos de animes que passaram na TV aberta e fizeram sucesso.

Falando em Cardcaptor Sakura, estava passeando pelas bancas de São Carlos e encontrei o mangá “edição especial” (com páginas coloridas!!) que a JBC está lançando. Com formato tankobon (corresponde a um volume japonês), são 12 volumes e custam 14,90 reais. A primeira versão que a JBC colocou no mercado era em formato meio-tankobon (ou seja, 24 volumes) e custava 2,90 reais. Já o anime tem 70 episódios e dois filmes.

 

Para quem não conhece, Cardcaptor Sakura conta a história de Kinomoto Sakura (avisando que o sobrenome vem antes do nome), uma garota que abre um livro onde as cartas Clow (tem esse nome por terem sido criadas pelo mago Clow – criatividade pra que, ne?) estavam lacradas, estas possuem um grande poder e podem trazer ao mundo a desgraça (não perguntem o que é a “desgraça”, mas caso vocês estejam achando que é o mundo explodindo, esqueçam, que não é isso…). A melhor amiga da personagem principal é Daidouji Tomoyo, que adora fazer roupas para a Sakura usar nas lutas (não imaginem que seja uma luta do tipo Bleach ou Saint Seiya, tá?) com as cartas, além de gravar essas lutas. Para completar o time, temos o guardião do lacre, Kerberos, que no momento parece um bichinho de pelúcia…

Como é um mangá shoujo, a principal está apaixonada pelo melhor amigo do seu irmão Touya, (aiaiai) Yukito! E tem como rival (não só na busca das cartas), Li Shoran (usando a maneira que os brasileiros escolheram pra escrever o nome), um parente distante do mago Clow. Quanto aos outros personagens, vale lembrar do Yamazaki (com suas estranhas curiosidades) e do Eriol (mas ai é começo a dar spoiler!).

 

Essa obra do grupo CLAMP foi um sucesso no Brasil (mangá e anime), mas vale comentar que quem leu o mangá não saberá como é o anime (e vice-versa) devido à (ENORME!!) adaptação da obra. As aberturas e encerramentos do anime são fofos, atenção para a abertura “Catch You Catch Me” da GUMI que teve uma versão brasileira e ficou bem conhecida! Gostei bastante dos seiyus do Shoran (Kumai Motoko), da Sakura (Tange Sakura) e da Tomoyo (Iwao Junko), as vozes eram o que eu imaginava ou esperava devido a personalidade de cada um (embora eu não vá entrar em detalhes já que não sou uma grande fã deles e corro risco de escrever besteira…).

Resumindo, Cardcaptor Sakura é uma boa pedida pra quem quer relembrar a infância ou assistir algo kawaii (fofo) não-tão-infantil-quanto-parece (pois o tema abordado são os diferentes tipos de amor, mas para você sabe quais são e entre quem cada um acontece, leia ou assista!)!

 

Beijos e até semana que vem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s