Na pokebola: Montando um deck competitivo

Padrão

* Wendell Santini é fundador e editor da White & Nerd, e lembra quando o Ash libertou a Butterfree.

Olá amigos, eu estou assumindo temporariamente a coluna ” Na pokebola” Infelizmente nem tudo dá certo como a gente quer, mas nem por isso vamos deixar a galera do pokemon esquecida, não é?

Nossa discussão essa semana é sobre como montar um baralho competitivo.

A maioria do pessoal que procura a loja para adquirir cards avulsos e melhorar seus deck não tem a minima idéia do que fazer. A maioria sabe quais são as cartas poderosas, mas custa um pouco a entender como funciona a harmonia de um baralho competitivo.

Quando você prepara um deck para um torneio, deve ter em mente algumas coisas importantes para que ele funcione como deve, e assim, aumentar as suas chances de sucesso.

Pala ilustrar esse processo, eu vou exemplificar cada etapa da construção do baralho que usarei esse fim de semana na liga aqui da White & Nerd (SIM, você NÃO leu errado, eu estou te contando ANTES do torneio do que eu vou jogar!)

Quando montamos um deck, temos que ter em mente uma estratégia traçada para ele. Podemos usar pokemons que gostamos, ou então aqueles que achamos que podem se dar melhor contra a maioria dos nossos adversários, tanto faz. O importante é termos certeza de explorar o maximo possivel a capacidade de nossas cartas, e assim atingirmos um bom resultado.

Minha opção, vai ser o famigerado Vanilluxe/Victini. Como em breve teremos uma rotação de formato, e para ilustrar melhor as escolhas, optei por montar o deck apenas com cartas de Black & White para frente, o que torna a ideia bem acessível também.

Nosso batedor principal é o vanilluxe de vitórias nobres. Ele é um pokemon água, o que já faz dele uma excelente escolha contra decks de fogo, por bater dobrado. Pokemons de água estão um pouco prejudicados pela popularização dos decks elétricos, mas nosso amigo tem fraqueza contra metal, o que é muito bom também, pois nosso cuidado fica restrito a cobalions e klinklangs, bem menos presentes que zekroms e seus amigos. Ele é forte também contra pokemons grandes, principalmente os EX, pois os paralisa e obriga o gasto de uma Substituição para ataques efetivos. Como a vida do vanilluxe é alta (130 hp) poucos ataques o nocauteiam direto. Isso nos dá tempo de trabalhar soluções e montar mais vanilluxes . A principio a idéia era usar 3 vanilluxes de NVI e 1 de next destinies, pelo poder de trocar os pokemons ativos, mas preferi cortar o ultimo e forçar 4 vanilluxes NVI já que não usarei villeplume como na lista tradicional, e então os itens ficam liberados, e isso inclui pokemon catcher, eliminando a necessidade de termos uma mecanica de troca de pokemons via habilidades.

O que faz o vanilluxe ser tão bom é seu primeiro ataque, Congelamento Duplo, que permite que joguemos 2 moedas e causemos 40 de dano para cada cara, além de paralisar o oponente se ao menos uma das moedas for bem sucedida. Ai  entra a primeira mecânica combinada do baralho: o Victini 14/101 de vitórias Nobres.

Com ele, podemos ignorar coroa dupla no ataque e ganhamos uma nova jogada para paralisar o pokemon ativo do oponente. Isso torna a mecânica do Vanilluxe muito mais perigosa e eficiente, principalmente contra pokemons EX. Combinando esse dois pokemons, nós temos a principal força de ataque de nosso baralho, que deve nos render a maioria das vitórias.

Mas é importante, em qualquer deck competitivo, que exista um plano alternativo à tática principal.  Num confronto contra decks metálicos ou que inibem condições especias (com o espeon de Dark explorers, por exemplo) onde a desvantagem é nítida, cabe um segundo batedor ou alguma tech que nos permita não ter um autoloss. A melhor opção que encontrei para isso, por hora, foi o Virizion de vitórias nobres. Ele é do tipo grama, e seu primeiro ataque compra 2 cards, o que faz dele também um substituto para cleffa, indisponivel no formato BLW-on. Assim temos um batedor reserva que tanto ataca quanto compra cards, ajudando a agilizar nosso jogo. Adicionei também 2 Kyurem, que é forte e troca bem com seu ataque ultraje e faz um excelente trabalho contra decks de muitas evoluções como gothitelle/reuniclus ou Reshiboar com seu ataque Glaciate.

 

 

Como ultima adição aos atacantes, adicionei 2 Articunos de next destinies. Seu ataque Ice Beam também paralisa se der cara, então com energias duplas e victini podemos começar a paralisar no segundo turno.

Definidos nossos agressores, é hora de pensar no que vai manter nosso jogo estável!

Quando vc contrói um deck, têm que ter sempre controle das necessidades de suporte de seus pokemons. No nosso caso, o principal atacante é um pokemon de estagio 2, que deve ser montado o mais rápido possivel. Com isso em mente nosso primeiro item é Doce Raro. 

 

Com ela, podemos montar um vanilluxe no segundo turno, ou repor velozmente um atacante caido, e termos a certeza de agilizar nossa estratégia, ainda mais apoiada com os articunos. Colocamos algumas  substituições para proteger de Pegador de Pokemon, e Substituição de Energia para uma variedade maior de possibilidades de ataque, já que não temos nenhuma aceleração de energias. Compras como N, Cheren e Professor Juniper são as melhores opções, e comunicação pokemon para buscarmos as nossas evoluções. Como nosso jogo é mais lento e nossos ataques não fazem danos muito massivos, incluiremos Super Bastão para reciclarmos peças importantes de nosso jogo.

 

então nossa lista ficou assim:

Pokemons (18):

2 Victini 14/101 NVI

4-2-4 Vanilluxe NVI

2 Virizion NVI

2 Kyurem

2 Articuno

Trainers (28):

3 Cheren

3 N

2 professor juniper

2 Super Bastão

4 Doce Raro

2 Random Receiver

2 Substituição

2 pegador de pokemon

4 comunicação pokemon

1 ultra ball

1 recuperação de energia

2 substiutuição de energia

Energias (14):

3 prism

3 double colorless

8 Water

 

Semana que vem falaremos sobre os decks do mundial, e as mudanças com Dragons Exalted!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s