Caminhando nos planos

Padrão

*Lucas “Giggs” Hervás até que se esforça, mas vive com a cabeça nas nuvens (BAM-TUM-TISS)

 

O que te impede de ser o melhor?

Saudações, Nerds!

Essa semana eu contarei dois momentos, que de certa forma me marcaram no Magic e espero que de alguma forma eles ajudem vocês a serem jogadores melhores e que contribuam para o seu jogo.

Primeiramente lhes pergunto: vocês estão satisfeitos com seu nível de jogo? Ou acham que podem melhorar em algum aspecto? Acredito que a resposta da maioria seja a segunda opção, que podem e que querem melhorar sempre. Querer ser o melhor possível não é uma questão apenas do jogo, mas também da vida. Você sempre deve querer mais, nunca deve estar satisfeito e sempre querer ser o melhor e dar o seu máximo. Particularmente, eu me acho um jogador mediano, ainda um pouco longe de ser considerado bom. E um dos meus piores defeitos é ser distraído. Facilmente eu me perco quando estou fazendo alguma coisa ou preciso tomar alguma decisão na partida e isso é um grande obstáculo que sei que preciso superar se quiser melhorar meu nível de jogo. Vamos então ao primeiro momento.

Regional de Sorocaba. Estava jogando de Monoblack Vampiros, um deck considerado mediano na época, fui com a lista que o Wendell tinha me passado e ele tinha total confiança que o deck poderia superar o mais famoso tier1 da época: o Jund. Eu estava indo bem no campeonato, faltava mais uma vitória para garantir o top8, precisando apenas dar ID nas duas ultimas rodadas. Fui pareado com um jogador conhecido e que já tinha bem mais tempo de Magic que eu, o Igornariz, jogando justamente de Jund.

A partida estava muito tensa, 1×1 no placar. Até que veio o momento decisivo da partida. Ele me atacou com uma Raging Ravine e eu tinha uma Vampire Hexmage em jogo. Devo ter tomado a decisão mais errada possível. Simplesmente bloqueei a Ravine e dei Tendrills of Corruption em minha própria Hexmage para não morrer. Simples assim. Acabei perdendo a partida, conseqüentemente desanimei com meu erro, perdi as outras duas partidas e fiquei fora do top8.

Se você me perguntar o porquê de ter tomado essa decisão, eu vou responder: não faço a mínima idéia. Pura distração, eu poderia ter pensado em alguma outra jogada possível, ou então até ter a intenção de jogar a Tendrills na própria Ravine. Mas nada serve como desculpa.

Acabei “tiltando” e nomeei a Vampira como o alvo. É um erro bobo, infantil, de pessoas que não tem total atenção naquilo que estão fazendo, assim como eu. Vamos andar alguns meses no tempo e chegar logo ao segundo momento.

Regional da Magic Domain. Mesmo deck, porém dessa vez eu consegui fazer um excelente 5-1-1 e garantir o top8. No caminho do top8, enfrentei novamente o único cara que tinha conseguido ganhar de mim naquele dia e fiz 2×0, garantindo a chance de disputar uma vaga no Nacional, contra o Roquer que jogava de Bant. Era a grande chance de realizar meu sonho de jogar o Nacional, nunca uma vaga esteve tão próxima. Paguei caro por essa euforia.

Perdi o primeiro game e quando fui sidear um shield meu acabou estourando. Peguei outro na mochila, coloquei a carta, guardei o side, embaralhei o deck e entreguei pro meu oponente cortar. Quando ele começou a fazer o pentagrama eu pareci adivinhar que tinha feito algo errado, porque instantaneamente comecei a suar frio. Enquanto ele fazia o pentagrama conferi o side e contei para ver quantas cartas tinham ali: E contei 16 cartas. 16 cartas no sideboard. Eu, que no campeonato inteiro contei o meu side e o deck, justamente pra não ter nenhum problema do tipo, no único jogo que não conferi, no mais decisivo onde eu já estava com 1×0 contra, simplesmente ouvi meu oponente dizer: “Tem 59 cartas aqui”. O tempo pareceu parar, olhei em volta e as pessoas pareciam não acreditar no que tinha acontecido. O juiz apenas teve que dizer: “Vou ter que te dar um gameloss”. 2×0 para o meu adversário. O sonho da vaga tinha acabado ali. Mais uma vez, por distração.

A partir desse dia, até em jogos considerados forfun, eu conto meu side. Porque eu sei que se tornar isso um hábito, nunca mais vai se repetir e desde então nunca mais aconteceu de novo. Não acaba por aqui, isso é só o começo. Eu passei também a me cobrar muito mais no jogo, porque eu já ouvi de muita gente que a distração é um fator que me atrapalha demais numa partida de Magic. Eu costumo dizer que muitas vezes, quando tem uma jogada muito óbvia que tenho que fazer e que seria a jogada certa a se fazer, eu geralmente tomo outra decisão completamente diferente, que acaba mudando o rumo da partida, muitas vezes me encaminhando para a derrota.

O que eu quero passar com tudo isso é simples. Assim como eu, você tem que identificar seus defeitos e tentar ao máximo corrigi-los. Mesmo tomando uma decisão simples, como a que exemplifiquei de contar o side em literalmente todas as partidas que jogo, acaba te ajudando. Eu ainda sou distraído, bastante por sinal, mas esse problema do side eu não tenho mais, justamente por ter adquirido esse hábito.

Concentração é a palavra chave para evitar esses erros. Eu sei que pra muitos pode ser difícil se manter calmo em certas situações, pois eu mesmo tenho uma dificuldade enorme de me manter calmo, mas isso é essencial. Ser o melhor te exige isso, ultrapassar as barreiras que o impedem de evoluir. Lembre-se que os chamados pró-players também já foram um dia assim, como você. E muitos também têm suas dificuldades, eles apenas aprenderam a equalizar as coisas, melhorando outros aspectos de jogo. É tudo uma conseqüência do seu esforço. Apenas com treino e dedicação você consegue atingir seus objetivos, assim como aos poucos vou atingindo os meus também.

Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado e que de alguma forma o artigo seja útil para vocês. Lembrem-se: NADA te impede de ser o melhor, basta você querer.

Até semana que vem!

 

Deixe uma Resposta

