Na pokebola – Montando decks competitivos parte 2

Padrão

*Wendell Santini é dono da White  & Nerd Games e editor do blog da White & Nerd, e ainda arruma tempo pra testar decks de pokemon e escrever artigos.  

Olá amigos da White & Nerd. A coluna “Na Pokebola” ficou sumida nessa ultima semana, devido a acertos no blog, mas estamos de volta com força total!

Como a maioria sabe, tivemos a mudança do formato modificado nesse dia 01/09. Então eu resolvi fazer uma breve lista de decks que acho interessantes para o formato novo. Vou compartilhar algumas listas que eu testei nessas duas semanass e que acredito que podem se dar bem no novo formato.

Accelgor/Mew EX/Gothitelle

4-2-3 Gothitelle EPO

2-2 Musharna NXD

3-3 Accelgor DEX

2 Mew EX

1 Darkrai EX

3 Professor Juniper

4 N

4 Cheren

2 random receiver

4 doce raro

4 comunicação pokemon

3 ultra ball

1 Super bastão

3 substituição

4 double colorless Energy

4 Blend GRPD

2 dark energy

O conceito do deck é bem simples: você monta Accelgors e Gothitelles e mantém o oponente em lock. Batendo com o Accelgor ou com um Mew EX ( copiando Deck and cover) o defensor fica paralisado enquanto a gothitelle evita substituições e pegador de pokemon. Optei por não colocar o próprio pegador pois nos jogos que eu usei o deck eles eram quase sempre desnecessários, e substituição parecia mais importante em quase todos os quadros. O darkrai EX está ali para fazer a função do recuo da Gothitelle, e eu não achei necessário usar 2, se bem que é uma carta poderosa o suficiente para compensar sozinha o uso de mais cópias. Essa lista deve usar Gothitas de Dragons exalted, pois seu ataque “future vision” auxilia demais a montar os setups do deck.

Vantagens: Uma Gothitelle cedo simplesmente coloca você em vantagem contra decks muito dependentes de itens como Hammertimes, Durants e qualquer outro deck de estágio 2 que dependa de doce raro.  Consolidada a estratégia do deck, é muito dificil quebrar a sequência, pois pouquíssimos ataques derrubam 130 de hp da gothitelle em uma pancada, fora que o tempo pra se montar uma segunda é relativamente rápido, ainda mais com a quantidade de compras e buscas do deck. É um deck que deve fazer inimigos rápido pelo seu anti-jogo, mas de inquestionável eficiência. Também permite sempre a vitória por deck, já que seus recursos são embaralhados de volta depois do ataque.

Desvantagens: O Setup do deck é um pouco lento de se montar e pode falhar. Sair só com um shelmet, que custa 3 para recuar, ou uma Munna sem um contorno como Darkrai ou substituição é horrivel.  Apesar da consistência, corre o risco de perder o Lock no meio, seja por conta de azar ou de uma energia ligada errada.

Mudanças possíveis: Eu gostaria muito de ter testado 3 Mew EX no deck, mas só tinha 2😦 mesmo assim não cheguei a correr riscos de perder o lock, então acredito que 2 sejam suficientes. Pegador de pokemon é interessante se no seu ambiente tem muitos Espeon DEX ou Garbodor DRX. Um segundo Darkrai EX pode ser interessante, ainda mais para o caso do seu estar no prêmio. Se você gostou do deck mas tem restrições orçamentárias, pode fazer as seguintes mudanças:

-1 Darkrai EX

– 2 Mew EX

+1-1 Accelgor

+1 substituição

Zekrom/Eelektric

4-4 Eelektric NVI

2 Zekrom

2 Emolga DRX

2 Thundurus

1 Zekrom EX

1 Mewtwo EX

1 Tornadus

3 cheren

4 professor Juniper

4 N

2 Random receiver

1 max potion

2 eviolite

2 plus power

4 pegador de pokemon

2 substituição

2 skyarrow bridge

2 Ultra ball

2 Level ball

1 Super Rod

8 Lightning energy

4 Double colorless energy

O cara chato da última temporada continua presente, e mais forte!  O Zeels tem tudo o que um iniciante no jogo competitivo quer: estratégia simples, pokemons fortes e baixo custo para ser montado.

Eu poderia falar sobre dezenas de variantes de Zeels, com Terrakion, com Rayquaza EX, com Raikou EX entre outras, mas preferi uma lista mais tradicional. A estratégia do deck é bem simples: acelerar energias com seus eelektrics e montar monstruosidades no banco para ataques fulminantes! O Zekrom, na minha opinião, é o melhor pokemon básicos não EX do momento empatado com o Terrakion, visto que ele tem o poder de derrubar TODOS os pokemons com dois ataques, além de ser fácil de montar e o defeito do seu ataque principal fortalecer o primeiro. Fora que muitas vezes é tão dificil de matar como um EX, só que só dá um premio. Com a chegada de dragons Exalted, o deck ganhou um novo Emolga, que traz dois pokemons pro seu banco, além de ser um elétrico com resistência a lutadores. Simplesmente fenomenal.

Vantagens: Consistência é a palavra chave do Zeels. Raramente você vai ter derrotas instantâneas, vira jogos perdidos e em dias especiais vai passar o caminhão em todo mundo. É facil de se aprender a jogar, mas recompensa a melhora do jogador, não sendo um deck totalmente automático.

Desvantagens: Por ter uma estratégia agressiva bem definida e sem muita flexibilidade, pode sofrer com eventuais mãos ruins mais do que seus concorrentes. É um deck bem conhecido também, o que impede de excercer o elemento surpresa. Seguindo ainda o problema de falta de flexibilidade, se você não conseguir montar seus eelektric ou se seu oponente lidar rápido com eles, seu jogo fica bem comprometido.

Mudanças possíveis: Existem muitas possibilidades de mudança no Zeels.  A principal, se você estiver com a grana meio curta, é substituir os Pokemons EX por mais 2 Zekroms. Se fizer isso, troque as double colorless por  lightnings basicas tbm, afinal elas não fazem tanto sentido sem Mewtwo EX e Zekrom EX.

Encerramos a analise por hoje, MAS ATENÇÃO: ainda essa semana sairão mais dois artigos com 2 decks novos em cada um analisados  aqui no blog!

Se você quiser ver alguma lista comentada, mande sua sugestão pelos comentários!!

Abraços a todos!!

2 responses »

  1. Wendel, eu gostaria de saber se tem a possibilidade de fazer um deck metal/lutador usando kinklangs, cobalions, e terrakions e se essa combinação ficaria competitiva e versátil. (Os pokémons que citei, seriam só uma base do deck, sendo que poderia usar alguns tornadus também)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s